segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sem medo da avaliação



Essa é uma história sobre dois professores. O professor "A" e professor "B". O professor "A" e o professor "B" se conhecem pouco mas estão sempre se falando pelos corredores. Tanto um quanto o outro nutrem bons pensamentos em relação ao outro. " O professor "A" é um cara bacana" - pensa consigo o professor "B". "O professor "B" me parece um cara bastante intusiasmado com seu trabalho" - pensa o professor A. Porém, neste clima de paz, algo acontece. Toda vez que o professor "A" entra em sala de aula percebe que a turma é contagiada por uma espécie de aura de alegria, enquanto a simples menção do nome ou do fato de terminar o tempo de aula e por conseguinte aproximar-se o momento do encontro com o professor "B" geram um desconforto enorme na turma, bem diferente da alegria inicial. Como pesquisador o professor "A" fica intrigado com aquela questão. O que poderia levar seus alunos, pessoas que ele conhece aprendeu a conhecer ao longo do semestre a estados tão diferentes de ânimo diante da simples menção dos nomes dos dos professores "A" e "B"? Seria o dominio do conteúdo? Creio que não. O professor "B" é um homem experiente, "doutorando", conhece os clássicos de sua área e sua matéria é especificamente muito interessante. Então o que seria? Como chegar a uma resposta satisfatória sem entrar em uma questão ética? A saída encontrada pelo professor "A" é uma das mais desconfortáveis para o professor muitas vezes: simplesmente, depois de estabeler um clima amigável com a turma estabelecer um diálogo sobre a forma como o professor tem atuado. Por que essa é uma prática que gera desconforto em nós professores? Porque muitas vezes não estamos preparados para a crítica daqueles que consideramos inferiores intelectualmente a nós. Embora tenhamos modificado nosso discurso ao longo das últimas décadas, nossas práticas continuam muitas vezes alicerçadas em práticas tradicionais que pregam a superioridade do professor em relação ao aluno. Bom, ao perguntar para a turma sobre como estes percebem a forma como ele trabalha os diversos conteúdos abordados, o professor "A", consegue perceber em parte os diversos elementos que fazem a turma oscilar entre a alegria e a tristeza em questão de segundos a menor menção do nome destes dois professores. Alguns dos elementos citados pelos alunos em relação ao trabalho do professor "A":
" O professor "A" fala na "nossa" linguagem"
" O professor "A" se preocupa com os alunos que não estão compreendendo a matéria"
" O professor "A" sempre tem uma palavra motivadora para a turma"
" O professor "A" sabe fazer a gente rir enquanto aprende sobre os temas"
" O professor "A" sabe aproximar o tema da nossa realidade"
Então comecei a refletir sobre a importância de perdemos o medo ou a nossa arrogância em relação esse outro que se encontra dividindo o mesmo espaço que o nosso que chamamos aluno. Muitas vezes acreditamos que estamos "arrasando" na aula, quando a única coisa que fazemos e desestimular nossos alunos. Porque uso a palavra "desestimular" aqui? Porque a cada encontro o aluno sai com a sensação de que ele é um "burro" ou que a tal materia do professor "B" é realmente muito complicada a ponto dele precisar de anos e anos para começar a compreender. Essa prática nos leva a tentar compreender como criar um ambiente agradável onde o aluno possa sentir-se a vontade para expor não apenas suas opiniões, mas também criticar o professor. E isso é um grande exercício de humildade.

terça-feira, 2 de junho de 2009

CURSO DE NEUROPEDAGOGIA DO INSTITUTO MOSAICO



OLá Pessoal
Tenho tido pouco tempo para atualizar o blog. Mas em breve teremos muitas novidades. Enquanto isso, estou divulgando o curso de Neuropedagogia que será realizado de junho a dezembro de 2009. Abaixo maiores informações. Qualquer dúvida é so entrar em contato. Um grande abraço,


Marcos Antonio Silva - presidente do Instituto Mosaico

A primeira aula será no dia 27 de junho (sabado) às 8h. Estaremos entrando em contato com todos 15 dias antes para maiores detalhes. Abaixo a grade do curso:
Serão seis encontros de Junho a Dez, sempre no último sábado do mês, com exceção de dezembro que será no dia 12. A mensalidade é de 100 reais. Não há taxa de matrícula. Ao final do curso vocês receberão certificado de curso de aperfeiçoamento. O que propomos no curso é parte da filosofia da nossa equipe de trabalho que acredita que na sociedade atual o professor precisa cada vez mais compreender como o cérebro funciona para poder realmente compreender como pode auxiliar seu aluno durante o processo de ensino-aprendizagem. Quanto aos assunto abordados nos encontros você pode ver em nossa proposta curricular abaixo:



Módulo 1: Neuroanatomia e neurofisiologia funcionais


Modulo 2: Neuroaprendizagem e neurodidática


Modulo 3: Dificuldades de aprendizagem


Modulo 4: metodologia de aprendizagem integral


Modulo 5: seminários temáticos


Estamos no endereço http://www.institutomosaico.xpg.com.br/ onde maiores informações sobre os cursos, bem como professores podem ser encontradas em nossa revista eletrônica. A inscrição on line é apenas para confirmar sua vaga. O pagamento da mensalidade será efetuado no dia do primeiro encontro. Também temos desconto de 10% para grupos de 3 com no mínimo pessoas. Caso confirme inscrição nos responda nesta mesma mensagem acrescentando os seguintes dados.
nome completo


escola de origem


telefone e e-mail de contato
Qualquer dúvida teremos prazer em sanar.


Um grande abraço,Equipe do Instituto Mosaico