terça-feira, 18 de agosto de 2009

o tempo da aprendizagem


Um dos fatores mais importantes quando pensamos na relação ensino-aprendizagem é fator temporal. Neste caso nos referimos a uma compreensão de que tarefas de aprendizagem demandam um dado investimento de tempo físico que dentro de certos limites é incompressível. Há circunstâncias que podem tornar os esforços do aprendiz mais ou menos eficientes. No entanto, mesmo quando consideradas, uma dada tarefa exige uma dedicação temporal específica. Ainda mais, sendo variável, há diferença marcante entre o tempo “ideal” ou “teórico” e aquele realmente despendido por um aprendiz específico.
Podemos considerar dois aspectos do fator tempo. Um deles é o período de tempo determinado pelo curso e/ou utilizado pelo aprendiz para cumprir as atividades que lhe são impostas, exercícios programados, avaliações à distância e presenciais, atividades diversas como no caso de estágio e prática de ensino.
O outro se refere ao tempo necessário para assimilação de um determinado conteúdo pelo aprendiz. Neste sentido pensar o fator “tempo” é pensar que todas as atividades desenvolvidas precisam ter uma duração adequada para que um estímulo seja assimilado pelo aprendiz. Assim é que podemos como professores observar muitas vezes que a assimilação do conteúdo se deu em alguns casos em época posterior à entrega da tarefa solicitada.
Uma das grandes dificuldades dos alunos é em primeiro lugar a organização pessoal do tempo em função das necessidades do curso
Um dos elementos que facilitam a organização do aluno é a própria orientação dispensada por pais e professores. Um professor que orienta seus alunos, partilhando com eles um cronograma organizado auxilia no desenvolvimento de estratégias eficazes para a construção do conhecimento.
Outro fator fundamental que pude ver em diversos espaços é a formação de grupos de estudos fora do ambiente da escola, muitas vezes criados por iniciativa dos próprios alunos.
A divisão em grupos é um elemento importante na rotina dos alunos, pois permite segundo minha experiência principalmente a divisão de tarefas. Em termos práticos, o que temos são vários alunos que se dividem em busca de informação relevante nas variadas disciplinas para depois retornar ao grupo.
Considerando que professores e alunos possuem estilos de aprendizagem diferenciados cabe ao docente a identificação e desenvolvimento de atividades segundo o tempo do aluno.
Lembro que é preciso ter um certo equilíbrio entre a atividade proposta e o tempo de execução caso queiramos um resultado satisfatório.
Para alunos, principalmente aqueles que nesta época estão as voltas com vestibulares e outros concursos listo abaixo algumas dicas para um estudo de sucesso relacionadas ao tempo das atividades:
  1. Em primeiro lugar defina o melhor horário para seu estudo. Isso depende do seu estilo cognitivo. Pense comigo: em que parte do dia você é mais produtivo? Alguns alunos gostam de estudar melhor à noite quando tudo parece mais quieto, outros durante o dia.
  2. Tenha disciplina. Não adianta nada querer estudar 200 páginas em um dia se você não está acostumado. Comece com pequenos períodos. 30 minutos, 60 minutos diários. E depois vá gradativamente aumentando segundo as suas necessidades.
  3. Você não precisa deixar de fazer as coisas que gosta. Basta organizar seu horário de estudos. De que adianta estar diante do livro, mas pensando no filme que você queria ver com os alunos? Não divida sua atenção. Monte seu horário de forma a poder ver o filme sim, e depois satisfeito poder dedicar sua atenção exclusivamente aos estudos. Mas lembre-se tudo depende das suas prioridades.
  4. O cérebro precisa de descanso! Não é produtivo na maioria dos casos estudar 2 ou 3 horas direto. No geral, defina espaços para descanso rápido. Aquele momento em que você levanta da cadeira, vai até a cozinha ou banheiro. Movimente-se, respire fundo, mas não esqueça de voltar aos estudos.
  5. Estados motivacionais positivos melhoram a aprendizagem. Se você está de saco cheio, cansado, irritado das duas uma: ou você respira fundo e se acalma ou feche os livros pois é hora de parar. E pare sem remorso. Lembre-se de ajudar seu cérebro para que ele te ajude também.
  6. Não esqueça de manter uma alimentação saudável. Estudar cinco horas e perder o almoço não é legal. Tudo bem que você vai ficar mais magro( rsrrs ), mas seu corpo não vai agüentar.
  7. Lembre-se sempre que toda construção é uma questão de tempo e dedicação. Se você acreditar que pode com certeza conseguirá alcançar o sucesso profissional.

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