quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Fatores de Aprendizagem: Espaço e Aprendizagem


Inicialmente, quando pensamos o fator “Espacial” relacionamos o mesmo à organização física do ambiente de aprendizagem visando à criação de um espaço confortável. Em meu estudo optei por ampliar esta noção incluindo o espaço virtual, aqui representado por um ambiente virtual ou plataforma de estudos em primeiro lugar e pela WEB de uma forma mais ampla.
Este fator nos remete a uma preocupação em evitar tanto a superestimulação do aprendiz no ambiente de aprendizagem quanto o empobrecimento do mesmo para favorecer a concentração, a compreensão e a autonomia.
É possível percebemos que muitos ambientes sejam físicos ou virtuais não favorecem o processo de aprendizagem. Basta na maioria dos casos um leve olhar na sala ou um diálogo com o aluno.
Um ambiente de aprendizagem hostil tende a ser, se possível, deixado de lado pelos aprendizes de um curso.
Em uma época onde o conhecimento é cada vez mais acessível, criar um espaço de aprendizagem no qual o aluno tenha prazer de freqüentar é talvez o primeiro desafio que enfrentamos. Já visitei algumas escolas públicas e particulares pelos mais variados motivos. E em cada uma não me furto ao direito de olhar o espaço e tentar perceber na face dos alunos indícios que me levem a determinar o grau de identidade que os mesmos possuem com aquele espaço. Ambientes hostis deixam os alunos mais inquietos. Quem nunca teve vontade de sair na metade da aula? Ou saiu correndo ao toque do sinal? Claro que nestes casos podemos pensar em outros tantos motivos. Mas, e quando o aluno decide ficar um pouco mais, mesmo sem uma aparente explicação? A decoração do ambiente, a escolha das cores, o formato da sala e das cadeiras são fatores que interferem em nossa percepção. Freqüentei aulas ou fiz cursos em diversas faculdades e garanto que estes fatores aparentemente inofensivos refletem na forma como somos estimulados a participar dentro do contexto de um ambiente de aprendizagem. Em ambientes onde isso é possível sempre oriento meus alunos e colegas a fazer com que o espaço onde as aulas acontecem seja um espaço que tenha algo do aluno. Uma produção textual, um trabalho exposto, uma frase ou poesia. Nos espaços onde isso não é possível, teremos que trabalhar de forma mais direta, outros fatores. O importante aqui é percebermos que estamos sempre criando uma relação com o ambiente de aprendizagem seja presencial ou virtual. E essa relação é em princípio construída pelos nossos sentidos e posteriormente pelas relações que estabelecemos com o ambiente.

Nenhum comentário: