terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Conversando sobre a função da arte de educar


A FUNÇÃO DA ARTE / 1
Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar. Viajaram para o Sul. Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto o seu fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:
__ Me ajuda a olhar!
Eduardo Galeano. O livro dos abraços. L & PM, 2000


A primeira vez que li este texto de Galeano, ainda era um graduando no curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Hoje, ao reencontrar este texto em uma de muitas leituras não pude deixar de pensar nos múltiplos sentidos que atribuo a ele a partir da minha experiência docente. A que mais me chama a atenção hoje, quando leio é a de que o professor em muitos momentos assume a função de “ajudar” a olhar o mundo. E quando me refiro a esta função não falo apenas da educação de crianças. Quantas vezes, como aluno, já adulto, precisei do auxilio de um “mestre” para solucionar um problema ou ver de uma maneira mais ampla uma determinada situação. Aprendemos com bons professores a ver a uma situação primeiro a partir daquilo que ela tem de mais amplo, mais geral. Conforme progredimos no exercício do pensar, somos chamados a dominar cada vez mais aspectos particulares do nosso objeto de estudo. Infelizmente, já vi muitos professores que recusam essa ajuda. Alguns porque não sabem como auxiliar seus alunos. Outros pelo simples fato de acreditarem que estes não estão à altura de seus ensinamentos. Outras vezes pelo simples fato de não conseguirem enxergar o pedido de socorro de seus alunos.

Um comentário:

Elisa Almeida disse...

Olá Marcos, tomei conhecimento do seu blog através de uma comunidade no orkut e gostei muito! Acho que temos mesmo que suscitar o tema da educação, tão importante e que ainda tem muito o que melhorar em nosso país. Aproveito para te convidar para visitar o meu blog, onde também levando temas ligados à educação, principalmente à psicologia da educação e à orientação profissional:
www.refletindopsi.blogspot.com
Um abraço, Elisa